sábado, 10 de janeiro de 2009

Buenos Aires pra nunca mais - 2º dia




No meu segundo dia resolvi acordar cedo, afinal, fui dormir cedo e o café da manhã só é servido até as 10:00 e hoje é dia de aproveitar... Tomei um banho e desci para o restaurante do hotel que era muito confortável e eu estava com uma fome absurda. Lá fui eu... Levei um susto com a mesa de mais ou menos 3x1 repleta de medialunas (croissant) Eles sobrevivem a base de medialunas, e todas sem recheio, salvo uma quadrada que tem doce de leite dentro, no café da manhã só tem isso, apenas isso, café, leite, suco de laranja, um pote cheio de manteiguinhas e outro cheio de geleinhas e fim. Isso porque antes de ir pra lá havia pesquisado sobre o hotel e o grande diferencial dele era o café da manhã, pensei: imagine o desjejum de um hotel que não capricha! Aff!
Comi minhas medialunas, tomei uns 8 copos de suco de laranja, acreditem o copo deve ter 100ml. Ou nem isso, fui em busca dos pontos turísticos e me preparar para o famoso Senhor Tango, mais a noite! Voltei ao quarto, escovei os dentes, peguei uns dólares, uns reais e uns pesos (previnir é melhor que passar vontade! Rs) Abri meu Guia turístico de Buenos Aires que comprei ainda bem, aqui no Brasil e saí, no corredor encontrei a mocinha que limpava os quartos e perguntei pra ela como eu fazia para ir ao famoso Caminito um “bairro Favela” simpático que fica o estádio de futebol do Boca Júnior, ela foi super prestativa, me ensinou incluve a pegar o bus (ônibus) e subter (metrô) e me mostrou que o meu guia mostrava qual bus passava por determinado local, pensei: Que alegria, não pagarei mais táxi! Lá fui eu para a rua Carmela pegar o 17 (os ônibus lá informam o destino por numeração) aí descobri que tinha que ter moedas, sem elas, você não paga o bus que não tem cobrador, apenas uma máquina e o motorista que parece que está prestando um favor enorme em está ali. Ainda bem que eu tinha um peso em moedas, sentei e fiquei de olho na viajem, quando sentou uma senhora simpática ao meu lado com cara de boliviana, perguntei aonde eu desceria para ir ao Caminito, depois de uns 10 minutos de dificuldades de entendimento ela conseguiu me falar que era o ponto final (parece que eles fazem questão de falar mais depressa só para você não entender mesmo, afinal, você é brasileiro argh!)
Desci no ponto final, um bairro sujo, feio e pobre fui andando pelas ruas e cheguei em uma parte bem simpática, uma espécie de Pelourinho de amianto, as paredes das casinhas são feitas de telha Eternit e pintadas coloridinhas, todas as casas vendem souvenirs e ali é um ponto em que todos estão dispostos a arrancar seu dinheiro seja que moeda for... Vários restaurantes no decorrer de uma das ruas e em todos, haviam dançarinos na porta praticando o tango ou uma dança estranha dos pampas. Gostei de lá! Não fazia 30 minutos que estava ali e um casal me abordou perguntando se eu queria aprender passos de tango e fazer fotos disso, falei, ah! Quero sim... O professor me pegou, a professora pegou minha câmera e pendurou minha bolsa nos ombros, ele me falou, coloque a mão aqui e a perna ali, olha pra mim, fotografa plim! Agora perna ali e mão aqui, Plim! E agora, cruza as pernas, olha pra mim e Plim! Ok, gracias, são 15 pesos! Eu falei: o que? Por que você não falou? Não vale, não pago, vou deletar as fotos, aí fiquei com dó deles que falaram que vivem daquilo e que isso e que aquilo e foram tão humildes que dei os 15 pesos, segui adiante, entrei em todas as lojinhas dali, comprei as lembrancinhas para algumas pessoas queridas e sentei para almoçar, consciente de que levaria uma paulada na mente, peguei o cardápio e escolhi com muita dificuldade um bife de corte de chouriço e papas fritas rsrsr uma seven-up = 52 pesos, paguei, me informei sobre o bus e peguei o 29 e fui embora, uma fato curioso sobre este dia, foi que, eu estava com a camiseta dos Smurfs e volta e meia um argentino me parava fazendo um escândalo, PITUFOS, aonde comprou a camiseta dos pitufos? Eu amo os pitufos! Como chama em Brasil Pitufos? OOOO queria uma camiseta dos Pitufos! Oooo aqui não existe mais Pitufos! Nunca soube dessa obsessão pelos Smurfs rsrsrsr
Cheguei ao Centro da cidade e fui tomar sorvete, outra coisa que vale muito a pena, apesar de custar o olho da cara, 12 pesos um copinho de sorvete, mas é simplesmente divino, delicioso.
Voltei ao hotel, tirei um cochilo e me acordei para me arrumar, afinal, as 20:00 a van vinha me buscar para o show de tango, desci para o saguão e verifiquei que só tinha brasileiro ali, pensei: Esse FDP deveriam nos amar, afinal, nós fazemos a economia dele girar, só tem turista brasileiro.
Entramos na Van, eu, dois casais e uma japa com a mãe, passamos em outro hotel e pegamos um casal venezuelano, portanto 7 brasileiros e dois venezuelanos, lá fomos nós para outro bairro paupérrimo, pelo menos estava falando e ouvindo a minha língua.
Um galpão antigo, enfeitado de navio, com mesas bem dispostas em volta do palco, nos acomodamos em nossa mesa reservada e o papo bem descontraído já fluía, o garçom nos trouxe, água, vinho e a pergunta: Carne, pojo (frango) ou truta, serei sincera, pedi truta, não aguentava mais o tal corte de chouriço que nada tinha a mais que o nosso contra-filé. Os demais pediram carne, e vou falar, peçam carne, esta vale a pena, é meio boi, é um bife de +/- 9 cm de altura e 15 de largura, as batatas são souté e pela primeira e única vez eu vi arroz naquela cidade, minha estava muito boa também, fora que já havia mesmo enjoado de carne (e sou muita mais de peixe) o vinho era muito gostoso, as sobremesas eram tortas ou sorvete e o show começou digno de broadway, muito bom, bailarinos e bailarinas profissionais exibindo um tango perfeito e frenético, um cantor de voz linda, orquestra e maestro, palco que sobe e desce, chuva de prata, cavalos, índios, enfim, de arrepiar. Fazia uns 50 minutos de show quando vem o garçom com uma lanterninha acertar as contas, juro que pensei que isso fosse feito no hotel e ele me mostra a fatuRINHA 300 pesos, um gole de vinho para não enfartar naquele momento, agora, mais do que nunca, tenho que ver este show até o final e fazer uso do transporte também, voltei ao hotel desiludida da vida. Tentando me lembra, quem me disse que tudo em Buenos Aires era barato para eu enviar minha fatura que cartão de crédito para esta pessoa.
2º dia em Buenos Aires +/- 500 pesos.

3 comentários:

Rica Passaro disse...

Por isso que vem tanto hermano pra cá...isso aqui deve ser o paraíso pra eles

Daniella Ricciardi disse...

Nossa... que beleza... Eu queria tanto aprender a dançar tango...

Claudia Midori disse...

Adorei ler a história de Los Pitufos!