quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Quem nunca teve vontade de voltar a ser criança?



Até quem não teve a melhor das infâncias sempre passou por um momento de nostalgia profunda, relembrando o quanto era bom algumas coisas simples da vida que hoje não são mais possíveis de fazer ou até são, mas se tornaria ridículo se o fizesse.
Pular corda, eu passava da hora que o Sol se punha até o fim da novela das oito (hora em que meu avô chamava para tomar banho e dormir) na rua pulando corda, hoje se eu pular cinco minutos, por favor, chama ambulância com tubo de oxigênio ok?!
Brincar de amarelinha (não sei como chama em sua região), mas na minha, aquele quadrado do 1 ao 10 que começava no Céu e terminava no Inferno chama-se amarelinha e ali também haja fôlego e equilíbrio para passar horas ali.
Imitar as Paquitas, Menudos, Polegar, ensaiar para ir ao show da Xuxa, Mara Maravilha, Silvio Santos participar da brincadeira do um, dois, três pim...
Brincar de bandido e mocinho, empinar pipa, jogar bolas de gude, jogar taco, pular de pogobol, brincar de cara-a-cara, War, batalha naval e Banco Imobiliário...
E aquelas brincadeiras que eram verdadeiras academias? Pega-pega, pique-esconde, elástico e fora os jogos: queimadas na rua, uma espécie de handbol que a idéia era acertar no meio do corpo do individuo do time adversário e nesse jogo eu me lembro como eu era boa viu!
Aquelas brincadeiras no papel ? Aparecia cada uma... Além das tradicionais como: forca, junte os pontos, stop, fora os testes de revista que cada um levava quando surgia.
Como era bom, a gente subia em qualquer lugar que desse na telha, entrava em tudo quanto era buraco, fazia cada uma... As vezes até sabia que não ia prestar e que uma surra poderia rolar, mas a aventura valia qualquer preço.
E pensar que nesta época a gente sonhava em poder viajar sozinho, dirigir nosso carro, morar sozinho, pagar nossas contas e não dar satisfação a ninguém, só não sabíamos o quanto éramos felizes.
“Ahhhh que saudade da minha infância querida, da aurora da minha vida, que os anos não trazem mais...”

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

QUEM AGUENTA ?

Exigências da vida moderna (quem agüenta tudo isso??)
Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.
Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).
Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra.
Muita, muitíssima fibra.
Fibra suficiente para fazer um pulôver. Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cinquenta vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia. E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito.
As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.
Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas> quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo. Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação.
Na minha conta são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!
Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos e seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e coma a banana.
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.
Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.
E já que vou, levo um jornal... Tchau.... Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.

Luís Fernando Veríssimo